07/09: o dia em que se celebra também a comida brasileira!

Rio de Janeiro. Brasil. Ano de 1822. Alguns goles de cachaça. O que isso tudo tem a ver?

Tem a ver que o buteco não é a cara do Brasil à toa, minha gente. A gente tem um pézinho ali, histórico, bem na Independência do Brasil. Primeiro por causa da Revolta da Cachaça que, se você não aprendeu na escola, nós contamos aqui nessa verdadeira aula de história bem ao estilo butequeiro – clique aqui!

A cachaça é o primeiro e grande símbolo da Independência brasileira, já que representou a resistência da colônia às imposições portuguesas. Tudo começou ali, com nossa cachacinha. Aliás, como também já contamos nessa matéria, diz o pessoal que D. Pedro I comemorou a Independência do Brasil brindando com cachaça. Não duvidamos, porque a gente faria o mesmo no lugar dele. A cachaça, de modo geral, é tão símbolo histórico brasileiro, que esteve presente em muitos outros momentos, mas você vai precisar entrar ali naquela matéria pra conferir!

Cachaça: simbolo da Independência Brasileira

Agora, além da cachaça, podemos dizer que somos SIM independentes e ÚNICOS em vários aspectos, e a culinária é um deles. Nossa comida também remete desse período, sendo originada, primeiramente, da mistura indígena, africana e portuguesa da época do Brasil colônia. Também tínhamos a influência holandesa, espanhola e, com o passar dos anos, até os dias de hoje, a japonesa, italiana, francesa, entre tantas outras. Por isso, nossa culinária é única! Também contamos com ingredientes incríveis, que vêm da nossa terra.

A forma como adquirirmos uma identidade, com a união de tantas outras identidades, é que torna a nossa cultura e o nosso país incríveis! Não dá nem pra dizer qual é a culinária típica brasileira, porque cada região tem suas características, mas também é difícil apontar a comida típica de cada região, porque são muitas!

Sendo assim, o país pode passar por diversos problemas diários, que nos fazem até questionar essa tal independência, mas, do ponto de vista cultural, em todos os sentidos, dá pra concordar com a máxima que diz que “o Brasil só não domina o mundo porque não quer!” :P

Sendo assim, comemorem, porque com a Independência do Brasil nós celebramos o surgimento da melhor culinária do mundo: nossa comida simples, temperada, diversificada e cheia de segredos é o que nos torna uma pátria independente e cheia de motivos para sorrir!

Viva a comida brasileira e butequeira!

 

Leave a Reply